domingo, 20 de dezembro de 2015

E a carreira de TI ?

Boa dia pessoal.

Vinha eu refletindo um pouco sobre uma pergunta que foi feita a mim durante meu curso de graduação na universidade, 5 anos atrás: Onde você quer estar daqui a 5 anos ? 10 anos ? E 15 anos ?

Pois é, será que estamos trilhando o caminho corretamente conforme planejamos a exatos 5 anos atras ? Daqui a 5 estaremos ainda nesta ou tudo mudará ?

Com certeza tudo sempre mudará, mas teremos que sempre pensar em estar o mais próximo de nossos OBJETIVOS ! E para isso acontecer temos que nos preparar com as famosas metas. (típico de grão em grão).

Acredito sempre que um bom planejamento de carreira é essencial para saber onde se quer chegar e no meu caso posso afirmar que foi assim !

Temos que saber que nem sempre somente nossos esforços farão os sonhos acontecerem, portanto nunca desanime quando tudo que foi planejado nao ocorrer dentro do tempo estimado !

A trilha da maioria dos profissionais de TI parte (ou partia) de uma mesma lógica.

Sai do generalista e acaba partindo para o especialista, buscando ser estrategista. Mas e como se colocar no mercado desta forma ?

  1. Inicia um curso técnico durante o segundo grau (ensino médio para os mais novatos)
    1. Aprende um pouco de cada grande área dentro de TI: Infra estrutura (redes, suporte em servidores e aplicação), Sistemas (aprende a programar, elicitar requisitos, entender o que o usuário pede) e Manutenção geral (aquela área de help desk que tem um pouco de cada coisa)
  2. Já no mercado de trabalho encara uma jornada complicada de suor durante o dia e estudos durante a noite. Provavelmente vai ser o Analista aprendiz ou Auxiliar numa pequena empresa, sendo responsável por toda e qualquer situação de tecnologia que se apresente. Isso não é desmerecer e sim uma lição de muito aprendizado para o futuro ! Mas podem haver diversas oportunidades mais restritas, como desempenhar uma função mais especialista, que é o que vem acontecendo muito atualmente! (anos 2000)
  3. Com o passar dos anos e formado, pode ser que assuma uma vaga de Analista mais especifica, tudo isso depende de quanto o profissional investiu seu tempo naquele tema desde então.  Neste momento que vem a parte de objetivos desenhada durante a faculdade/universidade (casada com as oportunidades).
    1. A partir daqui, o profissional já sabe que seu futuro vai ser voltado a qualquer uma área de conhecimento que englobe uma dessas três variáveis: especialista, generalista ou estratégico. (Vale a pena dar uma lida sobre o tema na internet.)
  4. Após a definição de área + futuro (pós n anos) a busca por mais estudos voltados ao objetivo traçado torna-se essencial.
    1. Pode ser um estudo especialista, onde deseja desenvolver um assunto.
    2. Pode ser um curso no exterior para poder desenvolver habilidades diferentes.
    3. Pode ser um curso out of box, para desenvolver percepções diferentes das coisas.
    4. Pode ser tudo isso acima, desde que a pessoa realmente tenha um norte na escolha final.
Será que paramos por aqui ? Claro que não !
Aliado a tudo isso temos a vida pessoal que tem de andar paralelamente perfeita, para que tudo isso acima seja apenas um complemento de nossa vida.

Pense bem.