segunda-feira, 3 de outubro de 2016

SAP Business One - Janela Período Contábil

Olá pessoal.

Conforme falado no post anterior, vamos iniciar falando de periodos contábeis.

No SAP Business One, a criação de períodos contábeis é simples. Uma vez que o usuário possua autorização para realizar lançamentos via documentos, transações ou qualquer outra forma, é fundamental que isto ocorra dentro de período contábil desbloqueado e conforme padrão estabelecido pelo negocio.

O SAP B1 oferece uma janela chamada Janela Período Contábil onde é possível realizar o controle dos períodos contábeis. Quando você cria um novo período contábil, a data  do próximo ano fiscal é adicionada como padrão em todos os campos. A data do próximo ano fiscal é determinada de acordo com a data final do ultimo período definido no SAP B1.

Por exemplo, veja no print Janela Período Contábil (Posting Periods), ela esta listando todos os subperiodos definidos pelo negocio:




Se o ultimo período definido no SAP Business One termina em 31.12.2008, a data padrão para o novo ano fiscal será automaticamente inserida como 01.01.2009, conforme a primeira linha do print acima.

Para adicionar um periodo acesse em seu Sap Business One:

Administração  Inicialização do sistema  Períodos contábeis  Novo período

A Janela Período Contábil pode ser utilizada para adicionar ou editar periodos existentes, de acordo com as permissoes do usuario.



Abaixo uma breve explicação dos campos existentes nesta janela segundo a SAP:

Código do período: Especifique um código para o período de lançamento. O código pode ter até 20 caracteres. 
Nome do período: Especifique um nome para o período de lançamento. O nome pode ter até 20 caracteres. O nome do período que inclui a data atual é exibido na parte superior da janela

Subperiodo: o mais utilizado no Brasil é o MENSAL, mas o SAP tem bastante flexibilidade para poder trabalhar com diferentes subperiodos conforme seleção.

  • Mensal - Para administrar 12 períodos contábeis durante um exercício fiscal. Quando você seleciona Meses, o número 12 é inserido automaticamente no campo Nº. de períodos e o SAP Business One cria 12 novos períodos de lançamento.

Indicador do Período: Você pode manter padrão, este campo trata-se de série de documentos (linha) que pode ser ligada a um ou mais Períodos contábeis. Cada série de documentos tem de ser ligada a um indicador para permitir que a numeração de documento comece com 1 em cada exercício fiscal. Não iremos abordar este detalhe agora.

Status do Período:

  1. Desbloqueado: Todos os usuários, de acordo com as suas autorizações, podem lançar todos os tipos de transações neste período. Este é o status definido a cada criação de período.
  2. Desbloqueado exceto Vendas:Todos os usuários, de acordo com as suas autorizações, podem lançar todos os tipos de transações e documentos neste período, exceto documentos do módulo Vendas - C/R. Atribua esse status quando o período terminar mas ainda existirem documentos de compra, tais como notas fiscais de entrada atrasadas e outras transações que deverão ser lançadas neste período.
  3. Período de EncerramentoUsuários com autorização completa de Período de Encerramento podem lançar neste período todos os tipos de documentos e transações. Atribua este status ao período se as seguintes condições se aplicam:
    1. O período se encerrou.
    2. Todas as transações em atraso foram lançadas.
    3. Resta apenas o encerramento de exercício para ser efetuado.
  4. Bloqueado: Não podem ser lançados no período documentos nem transações. Atribua este status ao período após terem sido lançados todos os ajustes e o processo de encerramento do exercício tiver sido concluído para este período.
  5. Arquivado: Não é possível lançar transações nem documentos. Este status é atribuído automaticamente pelo assistente de arquivo de dados. Utilizando o assistente de arquivo de dados, é possível arquivar períodos anteriormente bloqueados que tem pelo menos dois anos de existência.


Data de lançamento  De...Até... 
Especifique o intervalo de datas de lançamento do novo período. Por predefinição, a data De corresponde ao dia depois da data de fim do último período de lançamento, e a data Até a um ano mais tarde.

Data de vencimento  De...Até...
Especifique o intervalo de datas de vencimento do novo período. O intervalo de datas de vencimento pode ser maior do que o intervalo de datas de lançamento.

  • Você pode ter documentos, por exemplo, uma ordem de venda programada apenas para o próximo ou um outro exercício contábil.

Data do documento  De...Até...
Especifique o intervalo de datas do documento do novo período. O intervalo de datas do documento pode ser maior do que o intervalo de datas de lançamento.

Inicio do Exercício
Especifique a data de inicio do exercício do período.

Exercício
Especifique o exercício do período.

Adicionar
Selecione para adicionar o novo período contábil. 

LEMBRE-SE: 
  • Se você selecionou "criar um período" contendo diversos sub períodos, estes serão automaticamente criados e divididos de acordo com o intervalo de datas apropriado.
  • É de extrema importância que se crie um novo período contábil depois do fechamento do ultimo período existente para evitar situações onde você abre o sistema em uma data que não seja parte do período contábil existente !



Agradeço a sua visita e espero ter contribuído ao grupo de usuários do SAP B1.

Até a próxima !

sábado, 20 de agosto de 2016

SAP Business One - Introdução

Olá !

Hoje gostaria de retomar as postagens no blog falando um pouco mais de um software ERP que venho trabalhando a um bom tempo e tendo a oportunidade de poder estar no mundo SAP. 

Trata-se do Sap Business One.




Esta é uma solução como qualquer outra de planejamento de recursos empresariais totalmente integrada para empresas de pequeno e médio porte o qual a SAP vem investindo consideravelmente nos últimos anos.

O gerenciamento realizado pelo SAP Business One ajuda em todos os aspectos funcionais de uma empresa, fornecendo informaçoes e dados empresariais em tempo real por meio de seu sistema core. O SAP Business One é formado por diversos módulos que atendem os mais diversos processos de uma empresa de médio porte, independentemente do tipo de negócio.


Módulos do SAP B1. Fonte SAP

Funcionalidades e compatibilidades. Fonte: SAP
Software simples e perfeito para quem gosta de criar relatórios e ter uma visão um pouco diferente do "mais do mesmo". Além disso se você possui usuários que se deleitam por planilhas excel para poder trabalhar com os dados independentemente do B1, sem problemas, a conexão entre a ferramenta com o ERP é fácil e prática.

O software é bastante flexível, provendo diversas formas de acessibilidade a sua base de dados através de add-ons especificos, relatórios que podem ser elaborados pelo proprio usuario, média complexidade para manter o ambiente, integração com SAP R3, etc.

A partir de hoje compartilharei algumas dicas importantes sobre o SAP B1 afim de contribuir a comunidade SAP B1 do Brasil e do Mundo.

Muito obrigado.